Questões Frequentes

Colaborar com este projecto

Como posso tornar-me sócia(o) da MATERNAR?

A MATERNAR é um Associação sem fins lucrativos e como tal vive da angariação de fundos. Uma forma muito importante de apoiar esta organização é fazendo-se sócio. Se acredita e está de acordo com a filosofia da maternar colabore connosco, faça-se sócio.

Para se tornar sócio da MATERNAR deverá enviar um e-mail para : geral@maternar.pt.

 

Como posso tornar-me uma Facilitadora de Grupos de Apoio da MATERNAR?

Como facilitadora também ajudará as mães, e possivelmente os pais, que vêm ao seu grupo, a se conhecerem mutuamente, para que se possam suportar reciprocamente e criem relações que se possam expandir para lá dos grupos de suporte.

Esta formação será um desafio, intelectual, emocional e profissional. No entanto receberá um grande apoio da sua tutora, de outras facilitadoras em formação ou já acreditadas, e do painel de formação da MATERNAR.

Se pensa ter o perfil para ser facilitadora da MATERNAR, não hesite em contactar o painel de formação: formação@maternar.pt.

Como posso colaborar com a MATERNAR?

A MATERNAR agradece a colaboração de todos aqueles que por motivo pessoais, sentem a utilidade desta organização.

Se deseja colaborar conosco poderá fazê-lo com donativos, fazendo-se sócios ou participando activamente como voluntário. Veja mais informação na secção "Apoie a nossa Causa".

 

Grupos de Suporte

O que é um Grupo de suporte à maternidade?

Um grupo de suporte à maternidade significa um espaço de partilha e troca de informações e experiencias de  pessoas que vivenciam a maternidade, numa atmosfera de confiança e respeito. Desta forma, mulheres grávidas e mães exploram opções que resultam numa experiencia satisfatória.
Porque é necessária uma rede de suporte à maternidade?
Culturalmente, muitas comunidade reconhecem que uma recem-mãe está muitas vezes vulnerável e sensível, necessitando de encorajamento e apoio. O apoio informal e tradicional, passado muitas vezes de mãe para filha ou dentro do seio familiar, é  nos dias de hoje , insuficiente.

Os Grupos de suporte à maternidade ajudam a preencher esta lacuna, por ser mais simples para uma mãe partilhar as suas preocupações com outras mães.

Estes grupos estão disponíveis na comunidade da mãe e providencia um complemento essencial ao sistema de saúde.
Os grupos de suporte à maternidade, contrapõem a disseminação de informação incorrecta ou confusa, permitindo à mãe e sua família fazer escolhas informadas.

Quem beneficia dos grupos de suporte?

Os bebés, as mãe, os restantes menbros da família e os profissionais de saúde são partes interessadas e beneficiam com os grupos de suporte.
As mulheres adquirem conhecimento partilham experiencias e ganham confiança e inspiração para todas as etapas do processo de materniadde.
Os bebés ganham mães que acreditam ser capazes de lidar com a sua chegada e estão inspiradas para o seu acompanhamento. Os pareceiros e restante família beneficiam porque uma mãe apoiada possui uma maior confiança e lida melhor com a adaptação ao novo desafio.

Quanto tempo pode uma mãe participar nestes grupos?

Não há tempo limite para a participação nestes grupos, embora o envolvimento de uma mãe possa evoluir. Por exemplo, uma mulher pode participar num grupo apenas durante a gravidez, após o nascimento ou pode manter-se, com a gravidez do filho seguinte.
Se uma mãe opta por permanecer num grupo torna-se numa das mães “mais experiente”, ou então ela poderá frequentar as formações para se tornar conselheira na linha telefónica, facilitadora de um grupo de suporte na sua comunidade, ou participar como voluntária da maternar noutras actividades administrativas e de suporte.

Que tipo de informação e materiais podem ser partilhados e divulgados dentro dos grupos?

Um grupo de suporte não oferece conselhos médicos, mas partilha informação. Toda a informação deverá estar de acordo com a filosofia base destes grupos, a IMBCI.
A MATERNAR disponibiliza um centro de recursos. As mães poderão apresentar informalmente outros materiais.

Porque é tão motivante ser voluntária?

A sensação de auto-realização é por si mesmo uma forte motivação. Os talentos individuais de cada voluntário devem ser identificados e valorizados. Os voluntários são acompanhados e apoiados, através de encontros formais e informais com outros voluntários, ou através através de apoio personalizado, para discussão de temas relacionados com a maternidade, ou com outros temas, tais como lidar com as frustrações ou desapontamentos na facilitação de grupos.

Como é a dinâmica dos grupos de suporte da MATERNAR?

Ao contrario de alguns grupos de suporte de outras naturezas, os grupos de suporte da MATERNAR, são iniciados e operacionalizados por uma mãe que facilita o grupo. A facilitadora recebeu formação para levar a cabo a sua tarefa, mas a sua qualificação principal é ter tido uma experiencia de maternidade. Nos encontros, as mães recentes e as mais experientes são encorajadas a dar voz às suas motivações, objectivos alcançados, duvidas e preocupações.
Os grupos utilizam uma metodologia que segue  um formato organizado, mas suficientemente flexivel para se adaptar às necessidades específicas do grupo e de cada situação em particular, através de uma conversa guiada.
Cada encontro possui um tópico de discussão. A facilitadora introduz o tema e motiva a participação dos restantes elementos do grupo. Este tema pode ser ajustado ao grupo, ou pode ser alterado durante o encontro se houver uma necessidade do grupo em explorar outro tema.
Com o apoio dos elementos mais experientes, a facilitadora deve corrigir, calmamente qualquer informação menos correcta, fornecendo factos precisos. A participação activa dos elementos do grupo é um processo de suporte colectivo que resulta no aumento da realização pessoal das mães. Juntas, as mães ultrapassam as suas dificuldades, apoiando-se umas às outras.

 

 

FORMAÇÃO

O que é uma facilitadora MATERNAR?

 

A facilitadora, é a pessoa que num encontro modera e facilita a comunicação entre os menbros do grupo.

As facilitadoras Maternar interagem com as mães em pontos críticos das suas vidas. A chegada de um filho, significa muitas vezes que as pessoas fazem uma revisão aos seus objectivos de vida, às suas prioridades e comprometem-se com o futuro. A facilitadora estará lá nesses momentos. A função da facilitadora é dar-lhes a confiança necessária e a hipótese de partilharem, o que significa desenvolverem-se como pessoas e mães.

Como posso tornar-me uma Facilitadora de Grupos de Apoio da MATERNAR?

Como facilitadora também ajudará as mães, e possivelmente os pais, que vêm ao seu grupo, a se conhecerem mutuamente, para que se possam suportar reciprocamente e criem relações que se possam expandir para lá dos grupos de suporte.
Esta formação será um desafio, intelectual, emocional e profissional. No entanto receberá um grande apoio da sua tutora, de outras facilitadoras em formação ou já acreditadas, e do painel de formação da MATERNAR.
Se pensa ter o perfil para ser facilitadora da MATERNAR, não hesite em contactar o painel de formação: formação@maternar.pt.