Grupos de Suporte

O que são

Os Círculos Maternos são grupos de apoio que visam a promoção do bem-estar de mães, bebés, crianças e famílias ao longo de todo o processo de Maternidade. Nos Círculos Maternos há espaço e tempo para troca de experiências, partilha de informação e expressão de emoções e sentimentos, com o objectivo de fomentar o crescimento e fortalecimento das mulheres e suas famílias, de forma a que possam vivenciar esta fase da vida de forma mais plena, consciente e feliz. Os encontros decorrem em ambiente seguro, tranquilo e confidencial, promovendo-se um diálogo informal e descontraído onde todas as mulheres têm a possibilidade de dar e receber, ajudar e ser ajudadas. Os temas discutidos estão sempre ligados à maternidade.

Qual a filosofia de base

Os Círculos Maternos constituem uma das actividades propostas pela MATERNAR, pelo que os princípios e a filosofia de base são comuns: acreditamos que escolhas informadas e confiança no processo proporciona às famílias a oportunidade para vivenciar uma experiência plena e segura de maternidade. Por essa razão, utilizamos como filosofia de base os princípios e passos definidos num documento oficial, a International MotherBaby Childbirth Initiative (IMBCI) criado pela International MotherBaby Childbirth Organization, apoiado e reconhecido por diversos organismos internacionais.

Quem pode participar

Os Círculos Maternos acolhem todas as mulheres interessadas em conversar acerca da Maternidade, independentemente da sua experiência, história de vida e orientação política ou religiosa. Independentemente de terem filhos ou não, estarem grávidas ou não, as mulheres podem integrar os grupos e beneficiar da informação e apoio que estes promovem. De facto, uma das mais-valias dos Círculos Maternos é a sua heterogeneidade que permite uma troca mais rica e vasta de experiências, permitindo um continuum que abrange todas as etapas de maternidade (concepção, gravidez, parto, pós-parto e parentalidade).

Como funcionam

Os grupos organizam encontros periódicos, alguns com regularidade semanal, outros quinzenal ou mensal, ficando ao critério de cada grupo esta decisão, bem como a definição dos horários para a sua realização. Têm uma duração média de duas horas, sendo também esta uma decisão de cada grupo em particular.

Os bebés e as crianças são sempre bem-vindos nos Círculos Maternos, pois são eles a verdadeira razão para a existência dos grupos de apoio.

Todos os grupos têm uma Facilitadora MATERNAR (certificada pela equipa da MATERNAR) que dinamiza o calendário e organização dos encontros, em colaboração com os restantes membros do grupo. Ao longo dos encontros a Facilitadora certifica-se que a comunicação se estabelece de forma eficaz, procurando que todas se sintam confiantes para partilhar e respeitadas nas suas opções. a Facilitadora participa de forma activa, tal como os restantes membros, beneficiando também da partilha de experiências e troca de informação.

Os temas discutidos estão sempre ligados à maternidade, sendo propostos e definidos por decisão conjunta entre os diversos membros dos grupos. Esta decisão relativamente ao tópico pré-estabelecido de discussão é flexível, adaptando-se às necessidades pontuais expressas por uma ou mais mulheres em cada encontro, caso estas ocorram e sejam identificadas.

As conversas decorrem de forma informal, não estruturada, respeitando-se a individualidade de cada mulher e mantendo-se sigilo no que respeita às histórias de vida partilhadas.

Podem ser utilizados diversos recursos ao longo dos encontros, desde documentos, vídeos, livros, música, publicações ou quaisquer outros materiais, ficando ao critério de cada grupo a sua utilização.

Podem ser convidados pontualmente especialistas ou interessados em áreas específicas, caso o grupo considere que a sua vinda constitui uma mais-valia para o encontro. Os grupos podem recorrer ao painel de especialistas que colaboram com a MATERNAR, apresentando a proposta directamente à Direcção.

O local para realização dos encontros pode ser proposto pela MATERNAR ou sugerido por algum membro do grupo, podendo variar entre espaços de instituições públicas ou privadas requisitados para o efeito (ginásios, bibliotecas, lojas, escritórios, salas de eventos, etc.) ou casas particulares de membros do grupo.

Os grupos estão sempre abertos à entrada de novos membros, não existindo um limite pré-estabelecido de participantes nos Círculos Maternos, devendo cada grupo procurar equilíbrio e bom-senso na sua auto-gestão, de acordo com o espaço físico onde se realizam os encontros.

Quero integrar um grupo

Os grupos estão abertos a qualquer pessoa que deseje ser membro da Maternar. Se desejar vir experimentarpara ver como são e se gosta, não hesite e envie-nos um mail para geral@maternar.pt com a seguinte informação: nome, localidade, disponibilidade horária (incluindo dias e horas) para os encontros.

Quero ser Facilitadora Maternar

Tornar-se Facilitadora MATERNAR é ter a oportunidade de colaborar de forma mais activa com esta rede de apoio, podendo ajudar de forma mais efectiva outras mulheres. O primeiro passo é ler atentamente a filosofia de base da MATERNAR (IMBCI) e reflectir sobre ela, de forma a poder concluir se se identifica totalmente com os princípios e valores veículados.

Caso se identifique com os princípios da MATERNAR, para se tornar Facilitadora Maternar cada mulher tem que passar por um processo de certificação que inclui:

·        Formação teórico-prática de 16 horas com uma equipa MATERNAR;

·        Realização de um trabalho escrito;

·        Participação em 3 encontros de um grupo com uma Facilitadora certificada que será a sua tutora ao longo de todo o processo de certificação;

·        Preparação, organização e participação em 2 encontros como Facilitadora, assistidos pela sua tutora.

Caso esteja interessada em iniciar um processo de certificação, por favor escreva-nos para formacao@maternar.pt